Entrevistei o mc Fabio Parteum em Dezembro de 2005, e trago para vocês relembrarem por onde p #RAPBR andava a alguns anos atrás.
HUTÚZ, MZURI SANA, VINIL, TRAMA, PRODUÇÕES
ARQUIVO HIPHOP REAL
COMEÇA AQUI COM PARTEUM UM MINI ESPECIAL SOBRE O ANO DE 2005, VENCEDOR COMO REVELAÇÃO NO HUTÚZ JÁ É VELHO CONHECIDO AQUI DO SITE, ENTÃO PARTEUM PRÊMIO, VINIL, COMO FOI 2005 PRA VC?
Se eu falasse que foi tranquilo estaria mentindo descaradamente, acho que foi o ano em que mais trabalhei em meus projetos, discuti, tomei pedrada, refiz amizades, perdi outras, sabe como é? Tudo que disse que ia fazer fiz. Vinil feito lá fora, shows fora de São Paulo, sem esquecer da família é claro.
E O PRÊMIO HUTÚZ LI SEU ARTIGO NO SITE DA TRAMA E VOCÊ DESCREVE MUITO BEM ALIAS SENSAÇÕES, MAS QUERIA QUE VC FALSSE ALÉM DAS SENSAÇÕES PROFISSIONALMENTE COMO É GANHAR UM PRÊMIO COMO O HUTÚZ?
Nem parei pra pensar realmente nisso. Meu irmão levou 15 anos ( no mínimo ) pra ser considerado uma revelação, eu rimo e produzo desde 1998, bem menos tempo, entende? Prefiro não achar tempo pra me “sentir” mais importante do que a música que faço. O pessoal da gravadora gostou muito do prêmio ( não me entenda mal, eu também ), mas pra gande mídia continuo sendo o “irmãozinho” do Rappin Hood. Ainda é cedo pra medir a magnitude do prêmio, com certeza.
E AS PRODUÇÕES EM QUE TRABALHOS VC SE ENVOLVEU NO ANO?
Comecei o ano fazendo a Trilha do “Antonia” e retocando algumas coisas do meu disco. Por vezes voltei à produção do disco do Mzuri, que acabou ficando pra 2006, e buscando uma faixa ou outra nas sessões do Raciocínio Quebrado e as trazendo paras as mixtapes. Produzi 3 faixas do disco do meu irmão, mas apenas uma foi para versão final…conversei bastante com o Bill ( MV ) e o DJ Luciano sobre a produção do novo disco dele…enfim, fiquei em estúdio direto esse ano.
E O CENÁRIO DO HIPHOP NO BRASIL, TIVEMOS VÁRIOS SHOWS INTERNACIONAIS ESSE ANO, VÁRIOS GRUPOS LANÇARAM SEUS DISCOS E ATÉ DVDS, MAS TENHO LIDO ALGUNS TEXTOS PELA NET QUE ME FIZERAM PENSAR E PERGUNTAR PRIMEIRO A VC, O QUE FALTA PARA O HIPHOP NACIONAL DESLANCHAR DE FATO….?DE QUEM É A CULPA ? DOS ORGANIZADORES DE GRANDES SHOWS COM 15 GRUPOS, A FALTA DE BAILES NA PERIFERIA? DAS MAJORS?AONDE O HIPHOP ESTA ERRANDO???
Acredito que com a arte está tudo certo, mas esse limiar que tentamos achar entre o negócio e o produto ( que é a arte, na verdade ), ainda não achamos o ponto certo. A gente está andando bem, boto fé nisso. As gravadoras são parceiros, não bancos…essa filosofia está caindo por terra, graças a Deus! O negócio é bancar o estúdio, fazer mixtapes, por mp3 na rede, vender shows por um preço que o ajude a melhorar seu set-up, entre outras coisas. Pensar como pensaram as gravadoras por anos, porém com a sensibilidade artística que as mesmas nunca tiveram. Faz mais sentido no dia-a-dia, aqui vai parecer papo de político novato.
QUAL O MELHOR SHOW NACIONAL E GRINGO DO ANO PARA VC?
Nacional? Vi um show do Z`áfrica e gostei muito, o do Mamelo ( nova formação ) no Afrospot ( semana retrasada ) foi foda. Rua De Baixo na Galeria Olido foi histórico. A participação do Max B.O. no show do Seu Jorge no Via Funchal, o show do meu irmão lá em Porto Alegre na semana de lançamento do disco, nossa! Muita coisa…Já dos gringos, acho que o que mais abriu minha mente para o que devo fazer nos shows novos foi o do Madlib, pode não ter sido o melhor, mas foi foda. Ele trouxe muito do que fica no estúdio pra cima do palco. Jurassic 5 é o grande vencedor…Ah! Lembrei de um outro nacional. Contra-Fluxo ( Guardem o nome! ) e Munhoz ( 17/12/05 ).
QUAL O MELHOR CD E DVD DO ANO, NACIONAL E GRINGO?
Gringo, o da Stones Throw com os clipes e alguns mini-documentários. Nacional, o do Xiita! Deixa os loco ter dinheiro e ter sorte.
OS PLANOS PARA 2006?
M.Sana DVD ( 4 shows intercalados + documentários ), workshops de produção, novo disco do Mzuri, outras mixtapes. O negócio é se manter ocupado, sabe como é?
DEIXE SUA MENSAGEM PARA 2006 PARA OS LEITORES??
Esse negócio de rotular rap não está com nada. Eu só conheço um: o que emociona. Muita paz, muita saúde e muita música em 2006.
Aritcle From: http://www.hiphopreal.com.br/site/arquivo-hiphop-entrevista-com-fabio-parteum/